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Foto do escritorAlan Rodrigues

Você acha que conhecer bem o seu cliente evita inadimplência?


A inadimplência alcança dados assustadores nesse ano de 2022, segundo dados levantados em agosto pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quatro em cada dez brasileiros adultos estavam negativados em julho deste mesmo ano, um crescimento de 8,7% quando comparamos ao mesmo período do ano de 2021, esse é o maior índice de inadimplência nos últimos oito anos.


O risco da inadimplência é real e infelizmente todos os tipos de negócio estão sujeitos, apesar de ser uma triste realidade, é uma situação que empresários devem saber lidar e até mesmo prevenir. É importante ter em mente que qualquer valor de inadimplência é prejudicial para a empresa, pois, pode impactar no fluxo de caixa e gestão, significando muitas vezes prejuízos financeiros.


Também é importante saber que existem ações preventivas para esse tipo de problema, que são eficazes, como ter uma política de cobrança bem definida, uma gestão bem alinhada, mas uma dessas ações é definir e entender o perfil do cliente de acordo com algumas características, é sobre ela que queremos falar hoje.


Definir e entender o perfil de cada cliente pode ajudar a empresa tanto na hora de vender como também na hora de efetuar uma cobrança, para começar, vamos falar sobre entender o perfil do consumidor no ato da venda. O que temos que levar em consideração no momento de avaliar os riscos:


· Análise de crédito: Realizar análise de crédito é o principal a fazer para entender o perfil do seu cliente antes de realizar a venda, pois, é com ela que se terá dados importantes como pontuação, dados cadastrais que trará mais segurança e assertividade para o negócio.


· Gestão de dados: É primordial manter sua base de dados sempre atualizada, desta forma é mais difícil haver surpresas indesejáveis em uma possível cobrança, como por exemplo, o cliente mudar de endereço ou trocar seu número de telefone.


· Manter excelente relacionamento com o seu cliente: Manter um relacionamento positivo com seus clientes traz muitas vantagens para o seu negócio, uma delas é a redução de dívidas. O engajamento entre a empresa e o cliente demonstra que esse serviço é útil no dia a dia, como resultado, ele sobe na lista de prioridades do consumidor para pagamento, reduzindo a inadvertência.


Mas se você já fez seguiu todos os passos acima, efetuou a venda do produto ou serviço e mesmo assim houve a inadimplência, é importante entender os tipos de devedores antes de efetuar a cobrança, vamos lá:


· Devedor negligente: Esse perfil é o mais difícil de lidar, pois, como o nome o já diz está acostumado a dever e tende a não se preocupar com os débitos em aberto.


· Devedor desorganizado: Seus débitos se dão por conta da sua má gestão financeira, podendo esquecer de quitar suas dívidas ou até mesmo não ter recursos para isso, mas por outro lado são mais fáceis de lidar e tendem a pagar logo após a primeira ligação.


· Devedor ocasional: É aquele que deixa de pagar uma dívida por conta de algum imprevisto ou problema pessoal, pois é um perfil que gosta de manter suas obrigações em dia. Esse exige um pouco mais de cuidado na hora da cobrança.


Saber avaliar a probabilidade de não conformidade e entender seu cliente na hora da cobrança é crucial para manter a operação ideal do seu negócio. Mas para isso o empresário deve entender que é preciso que a execução dessas atividades seja realizada por profissionais qualificados e especialistas, é com um time que sabe o que está fazendo que se colherá os melhores resultados.


Com a MultiplaCob você conta com especialistas para realizar todas as atividades relacionadas a gestão e terceirização do seu sistema de cobrança.


MúltiplaCOB


A MúltiplaCOB é uma empresa especialista em serviços de cobrança e BPO Financeiro. Somos capazes de realizar uma ação eficiente e de forma assertiva de cobrança dos clientes inadimplentes da sua empresa.


De fato, amamos o que fazemos e nos balizamos na obstinação contínua, centrada em uma base forte de princípios claros e transparentes na relação com nossos clientes.

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